terça-feira, 11 de março de 2014

Quinoa


A Quinoa é um grão (ou pseudo -cereal) utilizado há milênios pelas culturas Andinas da América do Sul, e hoje muito conhecida pelo seu alto valor nutritivo .

Na tradicional cultura dos Incas, era Conhecida como “grão de ouro”, “alimento sagrado” e “grão-mãe”, a Quinoa já era cultivada na América do Sul há cerca de 8 mil anos atrás pelos antigos povos da região, mas foi em grande parte ignorada e substituída pelos colonizadores europeus que se instalaram nas regiões em que este grão estava presente. Sendo um grão bastante resistente à condições climáticas diversas, a Quinoa é atualmente cultivada do nordeste do Equador ao sul da Bolívia a 3.500 metros de altitude. Por sua fácil adaptação em solos mais pobres, chegou a ser considerado o "alimento perfeito" pela Organização das Nações Unidas (ONU). 


Tudo indica que o interesse atual pelo grão aumentou muito quando foram divulgados estudos sobre o cultivo da quinoa em naves espaciais, e ao fato de a NASA ter incluído a Quinoa na dieta dos astronautas. No Brasil, a Quinoa disponível é importada, na maior parte, da Bolívia. No entanto, há 19 anos a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - vem estudando variações deste grão que tornem possível o cultivo no Brasil. A Quinoa brasileira ainda não é amplamente distribuída, mas mesmo assim é possível encontrar a variedade importada em alguns supermercados e várias lojas de produtos naturais .

O principal constituinte da quinoa é o amido (58%), mas o que mais chama atenção em sua composição nutricional são os 12-15% de proteínas de alta qualidade, compostas de aminoácidos essenciais e não essenciais (conteúdo protéico mais elevado do que os demais cereais).

As sementes também são ricas em minerais. A quantidade de potássio (927 mg / 100 g), cálcio (149 mg / 100 g), magnésio (250 mg / 100 g), fósforo (384 mg / 100 g), enxofre (150 a 220 mg / 100 g), ferro (13,2 mg / 100 g) e zinco (4,4 mg / 100 g), presente na quinoa está em maior quantidades do que a encontrada no trigo e no arroz.
Seu alto conteúdo de fibras alimentares (8,9%, sendo 1,2% solúveis e 7,7% insolúveis) possui efeito positivo para a saúde, como por exemplo a redução dos níveis de colesterol sanguíneo e melhora do funcionamento intestinal. Contém vitaminas como a tiamina (0,29%), riboflavina (0,3%) e niacina (1,24%). Baixo teor de colesterol.


Estudos clínicos mostram que a quinoa traz benefícios à saúde humana também para a melhora da resposta imune, da inflamação, de lesões do tecido conjuntivo e de artrite reumatóide. Serve, ainda, de substituto de drogas antiinflamatórias, favorecendo aqueles que necessitam perder peso. É também boa alternativa para a alimentação dos celíacos, por ser isenta de glúten.

Além disso, a quinoa é uma fonte poderosa de fitoestrógenos, substâncias que auxiliam na prevenção do câncer de mama e afastam o risco de osteoporose, pois dão uma forcinha na absorção do cálcio dos alimentos.

Também indicado para:
* quem sofre de enxaquecas: devido ao magnésio, mineral que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, evitando compressão, bem como pela Vitamina B2 (ao promover a energia ao cérebro);
* evitar doenças cardiovasculares: níveis baixos de magnésio têm sido associados a doenças como aterosclerose, arritmias e hipertensão;
* diabéticos e em casos de obesidade, devido ao alto teor de fibras;
* fornecer antioxidantes ao organismo (através dos fitonutrientes);
* Crianças e mulheres grávidas, devido ao alto teor de cálcio.

Pode ser encontrada  e consumida em três formas : 
1. Em grãos, pode ser preparada como o arroz, saladas, risotos.
2. A farinha substitui tanto o trigo como a aveia e é usada em massas, bolos, pães e biscoitos. 
3. Em flocos geralmente entra no preparo de saladas, com frutas, vitaminas e de cereais matinais.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário