quinta-feira, 24 de abril de 2014

Cuidados com a Higiene dos Alimentos na Gravidez


Algumas questões para as quais deve estar especialmente alerta durante a gravidez.

Durante a gravidez redobre os cuidados com a procedência, manipulação e ingestão de alimentos. Assim você evita e diminui possíveis complicações para si e para o seu bebê.
Algumas questões para estar especialmente alerta:

·         Não consuma bebidas alcoólicas durante a gravidez ou enquanto estiver a amamentando.
·         Evite consumir bebidas estimulantes como café ou refrigerantes.
·         Cozinhe bem os alimentos, não coma carne mal passada nem ovos crus ou mal passados (perigo de infeção por salmonella – gravíssimo!).
·         Lave bem os legumes antes de os consumir. Se tiver dúvidas quanto a higienização dos legumes e verduras, como no caso dos restaurantes, melhor não consumir.
·         Não consuma alimentos, nem bebidas, em locais que não são confiáveis quanto à sua origem ou condições de higiene.
·         Descasque a fruta imediatamente antes de a consumir e evite comer fruta com casca a não ser que seja muito bem **higienizada. (veja abaixo)
·         Confirme sempre a data de validade dos alimentos que vai consumir. Em caso de dúvida, rejeite-os.
·         Lave bem as mãos, utensílios e superfícies após a manipulação de carnes e peixes crus. Preferencialmente use solução clorada a 2%.

**Higienização de Frutas, legumes e verduras (quando cosumidas cruas ou com casca): 1 litro de água para 1 colher de sopa de Hipoclorito de sódio. (mais detalhes no Post sobre Higienização de Hortifrutis)
 
 
 
 
 


Para as grávidas que não estão imunes à toxoplasmose. Confira uma lista com os alimentos com risco de transmitir a toxoplasmose e que portanto não devem ser consumidos durante a gravidez:
  • Carne crua, mal passada, como carpaccio ou com molho tártaro;
  • Carnes defumadas não cozidas, como bacon, presunto, mortadela;
  • Bife de fígado, nem patê de fígado;
  • Leite de vaca, cabra ou de ovelha, não pasteurizado;
  • Queijos e iogurtes não pasteurizados;
  • Peixe cru, mal passado, sushi, sashimi, peixe espada, cavala, salmão e truta mal passados;
  • Frutas, legumes e verduras que não tenham sido lavadas adequadamente;
  • Ovo cru ou mal cozido (gema mole) e maionese caseira.

Para evitar o risco, ao comer fora, evite qualquer tipo de salada ou outros alimentos frescos, pois podem estar contaminados. Se de fato não tiver a garantia que o procedimento de higienização é feito da forma correta.

A toxoplasmose é uma doença que pode ser transmitida da mãe para o bebê, por meio da placenta, causando alterações graves, podendo até levar ao aborto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário