domingo, 20 de abril de 2014

Benefícios do Chocolate - Cacau

Vamos aproveitar as boas propriedades do Chocolate?

O cacau é rico em substâncias antioxidantes e quanto maior a concentração de cacau, mais benefícios o chocolate terá.  Minha sugestão mínimo 70% de Cacau!

BENEFÍCIOS DO CACAU:

Possui  importantes propriedades, mas a mais importante delas são os antioxidantes: polifenóis e flavonoides presentes no cacau atuam na prevenção de  doenças cardiovasculares. Os antioxidantes ajudam a retardar o envelhecimento, pois aceleram a renovação celular e dos tecidos.

Além disso, esse fruto é rico em magnésio, ferro, cromo, zinco, manganês, cobre; ou seja, praticamente todos os minerais que o corpo necessita.

O cacau possui ainda o Triptofano, que estimula os níveis de serotonina aumentando  a sensação de bem-estar. Este é um dos motivos pelos quais, as mulheres, principalmente nos períodos de TPM, têm tanta vontade de comer chocolates. O triptofano, ao produzir mais serotonina acalma e alivia as sensações do estresse, que comumente afeta as mulheres nesse período.

Mesmo tendo propriedades tão importantes para a saúde, chocolates devem ser consumidos com moderação. Além do teor de gorduras, algumas marcas de chocolate ao leite chegam a ter 90% de açúcar em sua composição, o que os tornam bastante calóricos e inimigos das dietas.

Falando um pouco mais do Seu efeito principal , no sistema cardiovascular. A ingestão de chocolate 70% cacau pode auxiliar na redução da pressão arterial, reduzir colesterol total e também colesterol LDL ("colesterol ruim") e aterosclerose (entupimento vasos sanguíneos). Assim, há uma contribuição de reduzir o risco de doenças cardíacas e acidente vascular. Além desses efeitos, o chocolate aumenta a sensibilidade da insulina, o que pode reduzir o risco de diabetes tipo II, reduz a inflamação e tem efeito anti-troboembólico, semelhante a aspirina (reduz a agregação de plaquetas, impedindo a obstrução dos vasos).

Porém, estes benefícios estarão presentes apenas quando o chocolate for do tipo amargo (60%-70% de cacau), que não contenha leite em sua formulação e se consumido em pequena quantidade, alguns estudos sugerem a média de 25 g ao dia (2 quadradinhos ), pois em excesso, se torna nocivo, como qualquer outro chocolate. Além disso, as calorias ingeridas com o chocolate devem ser suprimidas com as demais refeições feitas ao longo do dia.

Dessa maneira, além do prazer pelo chocolate você terá os benefícios da nutrição, prevenindo doenças e aumentando a qualidade de vida.

Mas lembre-se, o chocolate não faz milagres! Ele deve compor uma dieta saudável para que seus principais benefícios sejam sentidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário