terça-feira, 25 de novembro de 2014

Ceia de Natal Saudável


 
 
christmas-festive-fruit-healthy-recipe-Favim_com-285229_large
 
 
 
 
Com um pouco de criatividade e conhecimento é possível sim ter uma Ceia de Natal saudável, gostosa e de boa apresentação!
 

 
 


 


 
 
 
 
 
1.   A rotina alimentar deve ser mantida:

Atividade física;

Dormir bem;

Alimentar-se de 3 em 3 horas;

Ingerir pelo menos 2 lt de água;

Buscar sempre trocas inteligentes: creme de leite por iogurte; rabanada assada....

Cuidado com os Grandes vilões da nossa saúde: açúcar e gordura saturada.

 

2.   Para começar toda a preparação, o primeiro passo é pensar como tornar a ceia uma refeição de baixa caloria. Então, os ingredientes light e com menor teor calórico nessas ocasiões são bem vindos: ricota, leite desnatado, verduras, legumes, frutas entre outros podem ser utilizados na preparação dos pratos.
 
3.   Inicie a ceia por saladas cruas que possuem um alto teor de fibras. As fibras agem como se fosse uma “esponja”, diminuindo a absorção de gorduras, evitando seus efeitos nocivos sobre o organismo.
 
4.   Os cereais integrais devem ser incluídos nos pratos principais, bem como em saladas. Uma boa sugestão para a ceia é o arroz  com vegetais picados – um prato  saboroso e nutritivo. Se preferir, utilize o arroz integral cateto, agulhinha, sete grãos.
 
5.   As leguminosas, que tem alto teor de proteína vegetal podem ser incluídas na Ceia como deliciosas saladas. Lentilhas, grão de bico, feijão branco, soja, feijão azuki.
 
6.   Dê preferência às pastas e maioneses à base de soja e molhos feitos com iogurte desnatado. Use e abuse de temperos e ervas fina, temperos naturais. Fugir dos condimentos prontos que possuem muito sódio e gorduras saturadas e trans.
 
7.   Bebidas: prefira o suco de uva orgânico, vinho tinto orgânico ou o vinho sem álcool. Substitua o refrigerante por sucos de frutas naturais, chás gelados, água.
   
     Deixe a bebida alcoólica (elas tem alto valor calórico e sobrecarregam o fígado) para o momento de um brinde e para degustar um bom vinho. Existem vários coquetéis de frutas sem álcool que podem ser utilizados. Uma boa opção é a água com gás aromatizada: com frutas (abacaxi, maçã verde, limão siciliano, laranja, morango) e algumas ervas, como o alecrim, manjericão e a hortelã – que além de saborosas, auxiliam na digestão.
 
8.   As frutas (frescas ou secas) são excelentes opções de sobremesa e também podem ser ingredientes de saladas mistas e coloridas.
 
9.   As oleaginosas (castanhas, nozes, pistache, avelãs, amêndoas) também são excelentes opções, desde que consumidas com moderação. Além de saborosas, são altamente nutritivas (ricas em gorduras mono e poli insaturadas, ricas em minerais)  e favorecem a diminuição do LDL colesterol e o aumento do HDL colesterol. Prestar atenção nas quantidades, pois são bastante calóricas.
 
10.    O prato principal também não pode ser esquecido. As dicas são usar carnes brancas como o peru, chester, frango, tender magro e lombo, acompanhado de cereais integrais como arroz com sete grãos, tendo assim grande valor nutritivo e pouco calórico.
 
As preparações cozidas, assadas e grelhadas devem ser privilegiadas.
 
Para diminuir a quantidade de gordura do famoso Peru de Natal, dispense a manteiga e opte por temperos lights, a carne sequinha da ave é uma ótima combinação com frutas frescas (abacaxi, ameixa, manga, laranja e outras) dispensando assim as frutas em conservas.
 
11.               Sobremesas: preferir as com Frutas, compota de frutas, gelatinas coloridas, tortas de frutas;Evitar os excessos: sobremesas a base de leite com coberturas e recheios gordurosos, creme de leite e chocolates, rabanadas, tortas.
 
12.    O panetone pode ser consumido por todos, já que, atualmente, existem as opções light.
 
Além dos panetones, existem outras opções saudáveis e específicas para pessoas com necessidades especiais como bolachas de natal sem glúten, brownie sem glúten e lactose, chocolates sem adição de açúcar em formatos especiais para o natal, pêssego em calda diet, leite condensado diet, leite condensado de soja, pão-de-mel sem glúten, doce de soja (similar ao doce de leite convencional).
 
13.   Petiscos: palitinhos de cenoura, pepino com molho de iogurte. Uma opção saudável são as torradas sem glúten e pastas de soja de diversos sabores para abrir o apetite. 

14.    O segredo na ceia de Natal não é deixar de comer e sim fazer escolhas corretas para não ter grande oferta de calorias extras.

15.    Receitas tradicionais. Todas família tem suas receitas tradicionais. Você não precisa dispensá-las, mas sim procurar alternativas, ingredientes alternativos, lights, para fazer com que esta receita fique saudável. Um exemplo são as Rabanadas. Você já experimentou fazê-las assada? Fica uma delícia!  

16.   Cuidado com os Exageros:

Montar uma Ceia enxuta, é econômico e educado. Não é chique desperdiçar alimento. Não é chique lotar o prato. Lembre-se você não está em um restaurante a kg, você está comemorando, em família, o nascimento de Jesus!

Você tem muitas idéias e ótimas receitas? Ok, deixe para fazer um pouco em cada dia: 24, 25 de dezembro, e logo chega o Ano Novo!
 

Exemplo: Uma salada, um arroz, um acompanhamento, dois pratos principais, uma sobremesa e frutas.

 

 

Um comentário: