sábado, 17 de janeiro de 2015

Abacate ou Avocado

Abacate ou Avocado
Nem todo mundo aprecia o abacate, mas na medicina popular é um alimento conhecido por combater prisão de ventre, reumatismo, flatulências, gota, infecções dos rins e do fígado, além do proveito para a pele.
Uma questão de qualidade:
Rico em gordura monoinsaturada (ômega9), gordura poli-insaturada (ômega 6, vitamina E, beta-sisterol e glutationa) o que melhora o funcionamento das hemoglobinas, melhora o perfil lipídico, reduz o estresse oxidativo diminuindo as chances de desenvolver diabetes, doenças do coração, câncer, artrite e catarata. 


Seus componentes biologicamente ativos como fitoestérois - são substâncias capazes de inibir a absorção e síntese do colesterol. 
Devido a grande quantidade de fibras, além de prevenir doenças como o câncer de cólon e auxiliar o funcionamento do intestino, dá sensação de saciedade, o que leva a pessoa a comer menos. Ao contrário do que se pensava, esta gordura ômega 9 presente no abacate é umas das mais importantes auxiliadoras no emagrecimento, diminui o estado inflamatório do organismo. Já está cientificamente comprovado que a obesidade é uma doença inflamatória assim como diabetes, hipertensão, artrite...
O óleo de abacate também pode ajudar a evitar o envelhecimento. Segundo a conclusão de uma pesquisa apresentada no encontro anual da Sociedade Americana para Bioquímia e Biologia Molecular, em San Diego (EUA)-o óleo de abacate é capaz de conferir efeito protetor contra os radicais livres.
Para as mulheres o consumo da gordura monoinsaturadas tem como benefício diminuir os efeitos da tensão pré-menstrual e retenção hídrica, e consequentemente ajuda na perda de peso.
Tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2 g para cada porção de 110 g.
Além destes, o potássio, mineral mais abundante no abacate , previne as cãibras e o fósforo e é fundamental para a formação dos ossos e dentes. Apesar de a banana levar a fama, o abacate possui um teor de potássio bem maior.
Inúmeras são as qualidades do avocado,  veja algumas sugestões para incluir a fruta na sua alimentação.
O abacate é uma fruta versátil e que pode ser utilizada em uma grande quantidade de pratos, doces e salgados.

GUACAMOLE 
Ingredientes
½ cebola picada 
1 tomate em cubos 
½ limão 
1 avocado 
Pimenta e sal à vontade 

Modo de preparo: Amasse suavemente a polpa do avocado; misture a cebola, o suco de limão, a pimenta e o sal. Por último acrescente o tomate. Sirva com torradas, tacos ou cenouras em palitos. 

SALADA DE AVOCADO
Ingredientes:
1 maço de alface americana 
2 tomates 
1 avocado 

Modo de preparo:  Misture o avocado cortado em cubos, com os tomates em rodelas e a alface. Tempere a gosto com azeite e sal. 

MOLHO PARA SALADA
1/2 abacate
Suco de 1 limão
Sal
5 colheres de sopa de azeite
1 colher de café de curry

Bater tudo com o mix e servir.









Nenhum comentário:

Postar um comentário