segunda-feira, 20 de junho de 2016

Biomassa & Farinha de Banana Verde

Farinha de banana verde faz o intestino funcionar e ajuda a emagrecer

Amido resistente promove saciedade e cuida da saúde intestinal
    

A banana é um superalimento rico em vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como as fibras. Essa fruta também é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que aumenta a sensação de saciedade e reduz os níveis de colesterol e gordura. Contudo, à medida que amadurece, o amido resistente da banana é convertido em açúcar simples. Portanto, para aproveitar todos os benefícios dessa substância, é preciso ingerir a banana ainda verde.
Leia também:

O amido resistente só é digerido pelo intestino grosso e é um importante aliado contra a prisão de ventre. "As bactérias da flora intestinal fazem o trabalho e o resultado é uma série de substâncias benéficas para o organismo. Além disso, a integridade da mucosa intestinal é estimulada, prevenindo a obstipação".

Outros benefícios

O amido também ajuda no controle da diabetes, já que diminui as taxas de glicemia. "Tem a ação similar à fibra alimentar: pode reduzir o apetite, contribui para a prevenção do câncer intestinal, dificulta a absorção de gorduras, o que pode reduzir as taxas de colesterol, e previne doenças cardiológicas".
A banana não madura é um alimento funcional. A banana verde está incluída no grupo de alimentos funcionais do tipo prebióticos. Os alimentos funcionais são aqueles que não possuem somente a função de nutrir o organismo, mas também trazem benefícios à saúde".

Como consumir




Biomassa de banana verde tem os mesmos benefícios da farinha, mas pode ser feita em casa. Acrescente nos sucos e preparações. 

Existem duas formas de consumir a fruta: na forma de farinha industrializada ou de biomassa caseira, que preserva todos os nutrientes. "O amido resistente não é preservado no processo de amadurecimento da banana, por isso ela precisa estar verde. Sua farinha pode ser utilizada no preparo de diversos pratos com pães, tortas, bolos e barras de cereal, substituindo em parte a farinha de trigo".
Acrescente duas colheres por dia de farinha de banana verde em sucos, vitaminas e refeições.  "Ela é rica em carboidratos, vitaminas A, B1, B2, C, D, E, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, cobre, manganês e zinco, tudo isso em 30 calorias".

Nenhum comentário:

Postar um comentário